domingo, 1 de julho de 2007

Findhorn - Semana do Solstício de Verão




Estou aqui no Park há 3 dias. Domingo, fui convidada para ouvir poesia sufi no Park. Pensei comigo: “vou dormir, mas OK let’s go.”Cheguei a uma sala circular com almofadas e cadeiras colocadas em círculo em cima do Community Center. Havia uma mesinha com velas e flores no centro. Barbara, uma austríaca linda, loura com um sorriso doce e com uma voz maravilhosa sentada no chão estava dirigindo os trabalhos. Vários livros de poesia pelo chao. Violão, acordeon, um instrumento indiano, com fole e teclado, pandeiro. Ela comecou dizendo que não tinha preparado nada, mas estaria em contato com os anjos para inspiracão. Começamos cantando lindas músicas devocionais. Eu so cantava sem emitir som algum , se nao estragaria o coro. Quando acabava uma música, ela pedia alguém para abrir um dos livros de poesia e recitasse alguma poesia. Tudo muito alegre e descontraído. Algumas pessoas dançaram quando a música era de alegria. Saí de lá feliz e não tive sono algum enquanto estava lá. Depois dormi com os anjos. É interessante como nossa mente nos pega peça. Antes de vir para o Park, fiquei imaginando que a lady que me alugou o quarto podia não tomar banho, deixar a casa suja. Estava temerosa. Mas igual ao “sono” da poesia sufi, era so imaginação. Ana Barton, uma senhora inglesa de 72, doce, muito querida, e a casa era pequena , mas super limpa e agradável. Estou adorando ficar aqui. E, acho que foi a melhor opção. Pago apenas 280 libras por mês ( preço do Cumberland, para uma noite em Londres. Ah os velhos tempos!!!). Nao tenho compromisso algum. Estou easy rider. Levanto cedo e às 8:00am, vou ouvir no Nature Santuary , Tainze Music. O Nature Santuary é lindo, em círculo , com luz zenital . Sentamos junto a parede e olhamos a vela e as flores no centro. Músicas sagradas escritas e cantadas por freiras num convento da França há muito tempo atrás. Como sempre, apesar dos livros com música e partitura , não canto para não estragar a beleza. É impressionante como as pessoas aqui cantam bem. É dividido em soprano, baixo, contralto. Lindo, lindo lindo. Diariamente tem esse canto. As 8:30 acaba e vamos para a meditação que começa as 8:35 num outro santuário, maior, com almofadas no chão e cadeiras. Lá fazemos por meia hora meditação silenciosa. Uma pessoa apenas lê umas palavras iniciais e toca o gongo no final com outras palvras para finalizar. Ninguém é obrigado a ir. Aliás, aqui quando não se está trabalhando oficialmente, não se á obrigada a nada. Apesar de dia 22 ser o summer midseason, o dia do solstício de verão, quando o dia é o mais longo do ano, o frio continua maior que o inverno em SP. Estou usando sweaters que a muito tempo não usava em Atibaia e me lembro dos Supertramp “It’s rainning again...”. Acho que eles se inspiraram na Escócia . É muito lindo ver a mudança das estações aqui no norte da Europa. A meia-noite ainda ha luz, e o amanhecer é por volta das 3h da manhã. Durmo de máscara, se não acordo cedíssimo. O solstício é comemorado a semana toda. Segunda e terca tivemos música, canto e dança no campfire. Um lugar lindo no meio dos pinheiros. Como sempre so ouvi, não cantei para não atrapalhar. Mas dancei e me diverti em volta da fogueira.




Hoje quarta-feira ,haverá um churrasco de carne e vegetais. Tudo muito lindo. No almoço, um grupo fantasiado entrou pelo restaurante saudando o midsummer. No Brasil costumamos dizer que o verão começa dia 22. Aqui não. Nós já estamos no verão há um mês e meio. E eles estão certos, pois após esse dia começa a contagem regressiva com os dias ficando cada dia menores. Sexta havera uma grande comemoração. Muita alegria. As tradições celtas são muito fortes. Ontem e anteontem, os dias estiveram lindos. Aproveitei para ficar solta, sem horário. Fui ate a Findhorn Village, uma vila de pesca e marina com barcos a vela. Fica entre a Findhorn Bay e o mar. Muito lindo, praia com pedra redondas grandes no começo e depois uma extensão grande de areia ate o mar lá longe. Tipo Santos. Ainda não vi a maré cheia que vem até as pedras. Quero ver, mas não sei em que fase da lua estamos e não sei o horário. Vou perguntar.




A vila, não á como as nossas vila de pesca. As casa são lindas de pedra e tudo muito arrumado. Ontem foi muito engraçado. Estava andando do Park ate a Vila, com os fones do meu MP3 no ouvido, feliz da vida, pois o dia estava perfeito. Ouvindo música e quase dançando pela rua. Quando me assustei com um carro que de repente apareceu atrás de mim e levei um trambulhão e caí no meio fio. O lindo cavaleiro desceu do seu cavalo branco, digo carro, e veio assustado ajudar a princesa caida de pernas pro ar. Obviamente que ele não teve culpa alguma. Estou rindo até agora. Ainda bem que estava de jeans e só machuquei um pouco o joelho e o cotovelo. E o príncipe foi embora pedindo desculpas... Fui até o supermercado comprar antissético para limpar os machucados e depois fui andar na praia. Molhei os pés na água gelada, dancei e cantei , pois estava sozinha e só assusto as gaivotas e depois fui almoçar camarão na Marina, com uma taça de vinho branco junto aos barcos a vela. Gostaria de velejar um pouco. Eles dão aula e emprestam roupa de neoprene. Mas custa 20 libras a hora e estou economizando. Mas se um dia o tempo ficar muito lindo e quente, coisa que duvido, pode ser. Estou aprendendo a viajar barato com muito prazer. A refeição aqui no Park custa apenas 4 libras e e deliciosa com todos os vegetais fresquinhos. Hoje tinha homus e estava delicioso. Quando vou a restaurante fora daqui gasto no máximo 10 libras. Multiplicando a libra por 4 e o mesmo que gasto no Brasil!
As pessoas aqui são muito queridas e simpáticas. Old hippies e não hippies fazem uma mistura legal. Aqui tudo e muito espiritualizado sem ser religioso. Bem New Age. Ecumênico. Há muita liberdade e confiança. O Park , que é o lugar onde a Foundation começou, tem casas lindas ecológicas de madeira e tambem motor homes estacionadas a 30 anos, concretadas no chão. Você pode morar aqui e trabalhar fora da comunidade. E como se fosse um condomínio com um propósito comum.




Respeito pelo outro e pela natureza. Ninguem fica dizendo que e proibido fazer isso ou aquilo. As pessoas pedem e a consciência de cada um faz o que e necessário. Muito lindo. As casas abertas e um senso de colobaração enorme. O Cluny College ,em Forres a 5 miles daqui, onde passei a primeira semana é o lugar dos cursos. Estrutura de colégio interno. Nao há chaves nas portas dos quartos. Estilo Victoriano, confortável. Jardins lindos com um campo de golf em frente que não pertence a Foundation, mas faz bem para os olhos. Dia 7/7 volto para lá por uma semana fazer um workshop, chamado The Quest. É astroshamânico. Não sei exatamente como vai ser, mas acho que deve ser muito interessante “ The Quest = A busca”, mais espiritualizado que a Experience Week , que foi so uma introdução a comunidade. Depois eu conto.
Beijos para todos continuo depois.

Um comentário:

luz disse...

Estou a adorar ler o seu blog. Acabo de criar tb um dedicado ao meu projecto de viajar até Findhorn no próximo ano. Até lá vou matricular-me em aulas de inglês para ter maior à vontade e constituir um mealheiro. O meu blog é: http://livrodehoras.blogspot.com.
Você ficou um mês ao que percebi, mas creio que primeiro temos que permanecer apenas por uma semana, não? Gostei do seu jeito verdadeiro.
Agora vou acabar a leitura!
Luz